Objetivos do Blog:

Neste blogue pretendemos abordar os assuntos acerca dos Descobrimentos Portugueses, assim como Instrumentos de Navegação e Embarcações utilizadas.
Este blogue foi criado no âmbito das disciplinas de TIC e História.
Falaremos também de algumas curiosidades acerca dos Descobrimentos, assim como algumas pessoas que contribuíram para essa evolução.

sábado, 7 de janeiro de 2017

Gil Eanes

Gil Eanes foi um navegador português, natural de Lagos (Algarve), escudeiro do Infante D. Henrique, e cuja biografia permanece ainda pouco conhecida e muito discutida. Foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, dissipando o terror supersticioso que este promontório inspirava e iniciando assim a época dos "grandes descobrimentos". Ao dobrar o cabo, reforçou o papel de Portugal como nação marítima. De acordo com Gomes Eanes de Zurara, o Infante o armou cavaleiro e arranjou-lhe um rico casamento.

Sabe-se que em 1446 partiu para a exploração da costa da atual Mauritânia e combate aos Muçulmanos que tentavam impedir os progressos da navegação portuguesa através da pirataria, de onde trouxeram o maior número de escravos de sempre. Regressou a meio da viagem devido ao mau tempo, não havendo mais dados biográficos concretos a partir dessa data, embora alguns historiadores afirmem que continuou a sua vida em Lagos. Este navegador permitiu um grande avanço na época dos descobrimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário